
Encontro Microrregional de Avaliação encerra mais uma etapa do P1MC no Araripe
Mariana Landim – Assessora de comunicação do Chapada

O mês de dezembro é marcado pelo encerramento de mais uma etapa do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) pela @ongchapada.org.br. Há exatamente um ano, iniciamos gradativamente o processo de articulação e mobilização social nas cidades de Araripina, Bodocó, Moreilândia e Trindade (PE).
E foi nesse cenário motivador e de conquistas, que realizamos na semana passada, o Encontro Microrregional de Avaliação do P1MC, no auditório da ONG Chapada. A atividade reuniu alguns beneficiários e os membros das comissões municipais dos quatro municípios de atuação do programa pela entidade.

Na programação do primeiro dia foram apresentados os resultados do P1MC com a construção de 583 cisternas de placas. Logo após houve um debate em plenária, e as comissões municipais aproveitaram a oportunidade para destacar as dificuldades encontradas durante a execução do programa.
Outro momento importante de escuta aconteceu no decorrer da roda de conversa. Na ocasião, os beneficiários compartilharam suas experiências com os cisterneiros ao longo das construções, e as mudanças ocorridas nas comunidades rurais com a chegada das tecnologias.

“Avaliamos que o encontro foi bem positivo, principalmente porque a ideia era ouvir os depoimentos das famílias e acolher as sugestões das comissões municipais para uma próxima etapa, enfim. A atividade de caráter avaliativo superou as nossas expectativas”, afirma o coordenador técnico do Chapada, Alexandre Pereira.
A retomada do Programa Cisternas é uma conquista dos povos do Semiárido. A ONG Chapada é uma das organizações gestoras do P1MC, da Articulação Semiárido Brasileiro, com o apoio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.