
Chapada representa a ASA-PE no Seminário Estadual de Agroecologia e Abastecimento Popular

No dia 3 de outubro, o Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada) participou do Seminário Estadual de Agroecologia e Abastecimento Popular e I Encontro de Guardiãs da Agrobiodiversidade representando a Articulação Semiárido de Pernambuco (ASA-PE). O evento foi promovido pelo Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) e realizado no IF Sertão Campus Ouricuri.
Na ocasião, estiveram presentes camponeses/as de vários municípios de Pernambuco, organizações parceiras e movimentos sociais, além da participação de representantes do MPA no Piauí e na Bahia. O coordenador geral do Chapada, Tales Matos, integrou a mesa de diálogo Agrobiodiversidade: desafios, políticas e ações para a conservação, destacando a importância das sementes crioulas para o fortalecimento da agrobiodiversidade e da soberania alimentar no Semiárido.

Durante a sua fala, Tales apresentou as experiências com os bancos comunitários de sementes desenvolvidas pelas organizações que compõem a articulação, com ênfase nas práticas que fortalecem a autonomia produtiva, a diversidade agrícola e a segurança alimentar das famílias agricultoras. “Um momento muito importante em que reafirmamos o papel estratégico das comunidades guardiãs na preservação das variedades tradicionais”, explica.

Super importante essas reuniões junto aos pequenos agricultores da região , fortalecendo e melhorando o nosso hábito alimentar. E vamos trabalhar trabalhar com políticas públicas enquanto temos o governo federal que se preocupa se com a classe menos favorecidas
Parabéns Dr.Tales Matos por está juntos a essa .equipe maravilhosa.Deus abençoe a todos e todas.
Muito obrigada pelo carinho e por acompanhar o nosso trabalho! 🙂