Intercâmbio discute práticas de convivência com o Semiárido em Simões (PI)

Na última quinta-feira (13/02), cerca de 40 agricultores/as familiares puderam participar do último intercâmbio do Projeto Energia Sustentável: Agricultura Familiar e Inclusão Social no Piauí no município de Simões. A atividade foi realizada pelo Complexo Eólico Chapada do Piauí e Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada) com o objetivo de…

Veja mais

Juventude rural participa de intercâmbio de experiências

Por Mariana Landim – Assessoria de Comunicação do Chapada* Na última quinta-feira (30/01), como parte das ações do Projeto Juventude e Agroecologia, desenvolvido pelo Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada), aconteceu um intercâmbio envolvendo 16 jovens do distrito de Nascente, município de Araripina (PE). A iniciativa contou com o apoio…

Veja mais

Programa de cisternas enfrenta “seca” de recursos e fome bate à porta do Semiárido

Projeto-modelo vem perdendo recursos ano a ano. Edital do governo Bolsonaro pode excluir principal articuladora das construções Fonte: site o joio e o trigo Modelo para outros países e fundamental no combate aos efeitos da seca, o Programa Cisternas enfrenta uma escassez nada natural: a de recursos. Desde 2003, a iniciativa promoveu a construção de…

Veja mais

Cultivo de algodão agroecológico ganha reforço no Semiárido pernambucano

Por Flávio Almeida* e Valéria Landim** O Projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos é desenvolvido desde agosto de 2018 em sete territórios de seis estados do Nordeste. A iniciativa é coordenada pela Diaconia e conta com a parceria estratégica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Algodão e Universidade Federal de Sergipe (Campus Sertão – Nossa…

Veja mais

Produção familiar agroecológica é adquirida pelo PNAE em Araripina (PE)

Um grupo de 17 agricultores/as agroecológicos/as da cidade de Araripina, Sertão do Araripe de Pernambuco, começou a entregar uma diversidade de alimentos saudáveis ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do município. Após a publicação do resultado da chamada pública, foi feito um cronograma de entrega semanal dos seguintes produtos: carne caprina e ovina; galinha…

Veja mais

Em Padre Marcos, projeto de inclusão social inaugura feira da agricultura familiar no povoado Canto Alegre

Fonte: blog Piauí em Foco A ação leva independência às famílias de agricultores, dando oportunidade para serem comerciantes de seus próprios produtos, favorecendo a economia local e o sustento dos participantes, além de possibilitar o aumento das produções de cada um em virtude da facilitação nas vendas. Nesta sexta-feira (13), o Complexo Eólico Chapada do…

Veja mais

Feira da Agricultura Familiar é inaugurada em Marcolândia (PI)

Por Flávio Paiva* e Mariana Landim** No último domingo (08/09), agricultores/as familiares inauguraram a Feira da Agricultura Familiar no centro do município de Marcolândia (PI). Estiveram presentes representantes do Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada), Chapada do Piauí, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marcolândia e lideranças comunitárias e políticas. Mais…

Veja mais

Intercâmbio estadual sobre Educação Contextualizada acontece em Araripina/PE

Na última quarta-feira (19), a Articulação Semiárido Pernambucano (ASA-PE) realizou um intercâmbio com foco na temática de Educação Contextualizada, na sede do Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada), município de Araripina, Sertão do Araripe. A atividade faz parte de um projeto apoiado pela Kindermission e teve o objetivo de compartilhar…

Veja mais

Em 2019, a ONG Chapada celebra 25 anos de fundação

Entidade comemora a passagem junto aos parceiros e agricultores/as familiares Criado em maio de 1994 com sede no município de Araripina, o Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada) comemorou seu aniversário com o lema 25 anos de luta e resistência sertaneja. Atualmente a entidade atua por meio de projetos voltados…

Veja mais

“Povo que tem história é povo vivo”, afirma agricultora no lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Convivência com o Semiárido

Fonte: site ASA Brasil Parlamentares consideram estratégico espaço de defesa das políticas públicas para os 9 mi habitantes do Semiárido rural O Semiárido brasileiro demarca seu espaço, mais uma vez, no cenário político nacional no lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Convivência com o Semiárido. “Eu sozinha não posso fazer nada, mas somos muitos…

Veja mais