Durante o mês de outubro, o Projeto Agrobiodiversidade do Semiárido realizou a aquisição e distribuição de sementes crioulas para seis bancos comunitários dos municípios de Granito e Moreilândia, no Sertão do Araripe. A iniciativa aconteceu por meio da parceria com o Programa Um Milhão de Cisternas no Semiárido (P1MC), com o objetivo de repor os estoques desse material genético e diversificar as espécies produtivas acessíveis aos agricultores e agricultoras familiares.

Assentamento Colinas

Antes de fazer a entrega das sementes, a assessoria técnica do projeto realizou um levantamento junto às famílias, para identificar as espécies viáveis considerando a realidade produtiva de cada comunidade. Foram beneficiadas 120 famílias ao todo, cerca de 20 famílias por comunidade, sendo que foram atendidas três comunidades no município de Granito: Sítio Palácio, Assentamento Colinas e Assentamento Esperança. Em Moreilândia, a ação ocorreu na Serra da Mata Grande e nos sítios Neco e Fortaleza.

Com o início do período chuvoso, as famílias agricultoras envolvidas no projeto terão oportunidade de multiplicar nos seus roçados e quintais produtivos, as variedades de milho, feijão de corda, amendoim, fava e gergelim provenientes de seis bancos de sementes.

Serra da Mata Grande

Além de elevar os estoques das casas e bancos de sementes comunitários, a expectativa é fortalecer as redes territoriais na perspectiva do acesso e resgate de algumas espécies, como também possibilitar a troca de saberes entre as comunidades distintas e a valorização da cultura e do conhecimento tradicional das famílias camponesas.

O Projeto Agrobiodiversidade do Semiárido faz parte do Programa Inova Social e está sendo executado pelo Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada) nas regiões do Araripe e São Francisco, por meio da parceria com a Embrapa Semiárido e a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), e tem financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Fotos: Maeldo Oliveira

Deixe uma resposta