Por Genilson Reis – técnico de campo do Chapada

A comunidade de Mudubim, município de Petrolina, região do São Francisco de Pernambuco, é lugar de grandes possibilidades e experimentações mesmo em períodos de estiagem. No último domingo (10/09), agricultores e agricultoras beneficiários/as do Projeto Quintais Que Mudam o Sertão participaram da Festa da Mandioca. O evento foi realizado pela comunidade em parceria com o município e o Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada).

Foto: Genilson Reis

Na ocasião, a entidade fez uma apresentação demonstrativa em áreas de aproveitamento da mandioca e plantas nativas para alimentação animal, além do cultivo de milho hidropônico – sistema de produção de forragem para alimentação do rebanho a baixo custo e de boa qualidade nutricional. Para complementar o conhecimento dos participantes, durante as visitas também foram disponibilizados materiais didáticos.

A Festa da Mandioca ainda contou com o apoio da Universidade Vale do São Francisco (Univasf), por meio da realização de uma palestra sobre sistema integrado de produção agroecológica. Na oportunidade, agricultores/as do grupo do umbu comercializaram produtos derivados do umbu e suco de macaxeira.

O Projeto Quintais que Mudam o Sertão é desenvolvido pelo Chapada e conta com o apoio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário do Governo Federal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioPostar Comentário