Para cumprir com a missão de fortalecer a agricultura familiar agroecológica da região do Araripe e oferecer alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos, foi criado o Espaço de Comercialização Agroecológico de Araripina (ECOA). A inauguração do empreendimento foi ontem (19/07) pela manhã, na sede do Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada) e reuniu agricultores/as familiares, lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil organizada no Araripe.

“O espaço nasceu de um anseio geral das famílias agricultoras, na medida em que se percebeu ter oferta suficiente de produtos agroecológicos para atender a demanda da população de Araripina e do público consumidor de alimentos naturais e orgânicos. Nesse sentido, construímos uma proposta viável para discutir com os parceiros e assim concretizar esse sonho coletivo. Hoje estamos felizes em contribuir com o fortalecimento das trincheiras da agroecologia nessa perspectiva da economia solidária”, destaca o coordenador técnico do Chapada, Tales Matos.

O evento iniciou com a formação da mesa “Fortalecendo novas perspectivas de comercialização agroecológica no Araripe”, que contou com a presença de representantes da Secretaria de Educação, Gilmeire Pinho; do Centro de Organização dos Produtores Agroecológicos (Coopagro), Vânia Lima; do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araripina, Alvanir Batista; do Conselho de Desenvolvimento Rural de Araripina, Maria Francisca; do Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não Governamentais Alternativas (Caatinga), Giovanni Xenofonte; do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Rossana Webster; do Chapada, Tales Matos e do jovem agricultor, Mikael Glêmes, representando o ECOA.

Para Mikael, o envolvimento dos parceiros institucionais foi fundamental para implantação do projeto. “Gostaria de agradecer ao Chapada, AD Diper e Sebrae e em nome de todos os/as agricultores/as que compõem o Espaço de Comercialização, resumo que o sentimento é de felicidade. O desejo de ter mais um local de comercialização era de todos nós agricultores e agora temos uma loja onde nossos produtos serão comercializados diariamente. O primeiro desafio era ter um espaço físico e o outro é de mantê-la funcionando com produtos de qualidade”, reforça.

Após as considerações do público convidado, ocorreu a abertura oficial do Espaço de Comercialização Agroecológico de Araripina.

ECOA
O Espaço de Comercialização Agroecológico de Araripina oferece uma variedade de frutas, hortaliças, mel, derivados do leite e da mandioca, além de muitos produtos beneficiados como bolo, puba, doces, polpas e artesanato. Todos os produtos são provenientes de famílias agricultoras de Araripina, Ipubi e Exu.

O Ecoa está localizado na Rua Ana Ramos Lacerda, nº 89, Centro, próximo ao hortifrutigranjeiro da cidade, e funciona de segunda a sexta-feira de 7 às 12h e das 14h às 17h e aos sábados de 7 às 11h. O empreendimento conta com a parceria do Chapada, AD Diper e Sebrae.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioPostar Comentário