Nos dias 4 e 5 de maio, em Araripina (PE), o Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada) participou do 5º Encontro de Agronegócios do Sertão do Araripe (Enagro) e 13º Encontro Estadual da Apicultura. O evento foi promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e contou com o apoio de vários parceiros locais e no estado. Agricultores/as, profissionais liberais e interessados de várias regiões participaram durante os dois dias.

Na perspectiva de contribuir com o debate da agricultura familiar agroecológica, o coordenador técnico do Chapada, Tales Matos, ministrou uma palestra sobre produção alternativa de forragens e suas formas de armazenamento, com foco nas plantas nativas da caatinga, tais como favela, maniçoba e lã de seda, como também plantas adaptadas ao Semiárido como leucena, Gliricídia e palma forrageira. Em relação às formas de armazenamento, Tales destacou os tipos de silos: superficial, subterrâneo e sacos de plásticos, como também fez um alerta acerca dos cuidados no manuseio das forragens.

Ainda durante o 5º Enagro, agricultores e agricultoras das feiras agroecológicas de Araripina, Nascente e Serrolândia expuseram uma diversidade de produtos agroecológicos no estande do Chapada. Além dos produtos, os visitantes também encontraram materiais didáticos e pedagógicos, banners, informativos e artesanatos confeccionados por um grupo de Araripina. A ideia foi compartilhar experiências de comercialização, organização e controle social.

Fotos: acervo Chapada

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioPostar Comentário