Terminou na última sexta-feira (15/09), o X Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), que este ano, aconteceu juntamente com o VI Latino-Americano e V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal. O evento, que foi realizado pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), ocorreu em Brasília (DF) e contou com a participação de mais de cinco mil pessoas, de todos os estados do Brasil e de outros países da América Latina.

O coordenador técnico do Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada), Tales Matos, participou do congresso representando a Rede de Agricultores/as Experimentadores/as do Araripe e destacou a riqueza de conhecimento compartilhada ao longo de uma semana. “Ficamos muito felizes em participar de um congresso dessa dimensão, com tantas trocas de experiências e atividades que reforçam a importância de um modelo de produção sustentável. E esse alinhamento do saber popular com o saber científico é o alicerce da agricultura familiar de base agroecológica”, enfatiza Tales.

O CBA teve 2.500 trabalhos inscritos e durante uma semana aconteceram atividades simultâneas, além de oficinas temáticas sobre biodiversidade, juventude rural, alimentação saudável, degradação ambiental, protagonismo feminino na agricultura familiar, entre outras. No local do evento também houve espaços culturais destinados às feiras agroecológicas, trocas de sementes, artesanatos, rodas de capoeira e apresentações indígena e de experiências de comunidades quilombolas.

Ainda durante o evento, representantes da Fundação Banco do Brasil e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estiveram reunidos com representantes das dez redes agroecológicas das regiões Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste, criadas em 2014 em razão do edital do Programa Ecoforte. A ideia foi avaliar o trabalho desenvolvido pelas redes participantes a partir da apresentação das experiências, assim como discutir sobre a nova fase do Programa, já que este ano foram lançados editais para fortalecimento das redes existentes e criação de novas redes.

O XI Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) acontecerá em 2019, no estado de Sergipe e o VII Congresso Latino-Americano será no próximo ano, no Equador. Os próximos congressos brasileiros acontecerão em anos ímpares e os Latino-Americanos em anos pares.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioPostar Comentário