Intercâmbio estadual sobre Educação Contextualizada acontece em Araripina/PE

Na última quarta-feira (19), a Articulação Semiárido Pernambucano (ASA-PE) realizou um intercâmbio com foco na temática de Educação Contextualizada, na sede do Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada), município de Araripina, Sertão do Araripe. A atividade faz parte de um projeto apoiado pela Kindermission e teve o objetivo de compartilhar…

Veja mais

Em 2019, a ONG Chapada celebra 25 anos de fundação

Entidade comemora a passagem junto aos parceiros e agricultores/as familiares Criado em maio de 1994 com sede no município de Araripina, o Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada) comemorou seu aniversário com o lema 25 anos de luta e resistência sertaneja. Atualmente a entidade atua por meio de projetos voltados…

Veja mais

“Povo que tem história é povo vivo”, afirma agricultora no lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Convivência com o Semiárido

Fonte: site ASA Brasil Parlamentares consideram estratégico espaço de defesa das políticas públicas para os 9 mi habitantes do Semiárido rural O Semiárido brasileiro demarca seu espaço, mais uma vez, no cenário político nacional no lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Convivência com o Semiárido. “Eu sozinha não posso fazer nada, mas somos muitos…

Veja mais

O Araripe se manifesta contra a Reforma da Previdência e em defesa da aposentadoria

Por Kátia Rejane* e Mariana Landim** Na última segunda-feira (15), aconteceu uma Audiência Popular em defesa da aposentadoria no Salão Paroquial São Sebastião, município de Ouricuri (PE). A iniciativa partiu da Articulação Semiárido de Pernambuco (ASA-PE), Frente Brasil Popular do Araripe e Polo Sindical do Araripe/Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado…

Veja mais

SDA e movimentos sociais discutem ações para o semiárido pernambucano

Fonte: blog do Nill Júnior Em reunião realizada nesta terça-feira (2), a Secretaria de Desenvolvimento Agrário – SDA, suas vinculadas (IPA e Iterpe) e os movimentos sociais discutiram ações de apoio à agricultura familiar no semiárido pernambucano. Apresentadas pela rede Articulação no Semiárido Pernambucano (ASA/PE), as demandas têm como foco o fortalecimento do Conselho de…

Veja mais

ASA promove encontro nacional que valoriza sabedoria dos campesinos/as do Semiárido e estimula interação do saber popular com a ciência

Fonte: site ASA Brasil “A capacidade do sertanejo, sertaneja, da pessoa do Agreste, dos mais de mil ecossistemas brasileiros que estão no Semiárido, foi construída ao longo da história e que, de alguma maneira permitiu que nós todos aqui estivéssemos. É uma construção, ela [a capacidade de criar] não é de alguém que tem o…

Veja mais

Fim de parceria entre governo e ONGs fere lei e põe em risco gestão ambiental

Fonte: Site Rede Brasil Atual Ministro do Meio Ambiente afirmou que convênios com entidades ambientais que não tiveram início serão revistos e ONGs com contratos em execução deverão ter desembolsos e planos de trabalho reanalisados Nesta quarta-feira (16), o atual ministro da pasta, Ricardo Salles, após ter assinado a suspensão de todos os convênios no…

Veja mais

“A esperança, que parece subjetividade, também edifica a caminhada de resistência”

 Fonte: site ASA “É preciso reconhecer as dificuldades. E, na tomada de consciência sobre elas, olhar para o que melhorou na vida e não queremos perder. E, ao enxergar aquilo que desejamos fazer, essa semente de esperança germinará na forma de coragem, indignação, perseverança, coletividade e ternura. Essa é uma receita infalível para enfrentar o…

Veja mais

Araripina participa do movimento nacional pelo Dia de Doar

“Quem tem coração, doa. Quem doa, transforma”. Este é o lema de uma grande campanha lançada anualmente no Brasil e no mundo, que visa promover a cultura da doação, através de iniciativas de solidariedade. Trata-se de uma mobilização para estimular a doação de indivíduos e empresas, especialmente para organizações da sociedade civil. No Sertão do…

Veja mais

Ao atacar sociedade civil, Bolsonaro se comporta como numa ditadura

Nota Pública Abong A ABONG – Organizações em Defesa dos Direitos e Bens Comuns vem a público manifestar-se contra as declarações do presidenciável do PSL, Jair Bolsonaro, que neste domingo, 21 de outubro, mais uma vez desafiou nossa democracia com declarações que são verdadeiras ameaças contra as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) brasileira. Em fala…

Veja mais