Em Padre Marcos, projeto de inclusão social inaugura feira da agricultura familiar no povoado Canto Alegre

Fonte: blog Piauí em Foco A ação leva independência às famílias de agricultores, dando oportunidade para serem comerciantes de seus próprios produtos, favorecendo a economia local e o sustento dos participantes, além de possibilitar o aumento das produções de cada um em virtude da facilitação nas vendas. Nesta sexta-feira (13), o Complexo Eólico Chapada do…

Veja mais

Feira da Agricultura Familiar é inaugurada em Marcolândia (PI)

Por Flávio Paiva* e Mariana Landim** No último domingo (08/09), agricultores/as familiares inauguraram a Feira da Agricultura Familiar no centro do município de Marcolândia (PI). Estiveram presentes representantes do Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada), Chapada do Piauí, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marcolândia e lideranças comunitárias e políticas. Mais…

Veja mais

Intercâmbio estadual sobre Educação Contextualizada acontece em Araripina/PE

Na última quarta-feira (19), a Articulação Semiárido Pernambucano (ASA-PE) realizou um intercâmbio com foco na temática de Educação Contextualizada, na sede do Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada), município de Araripina, Sertão do Araripe. A atividade faz parte de um projeto apoiado pela Kindermission e teve o objetivo de compartilhar…

Veja mais

Em 2019, a ONG Chapada celebra 25 anos de fundação

Entidade comemora a passagem junto aos parceiros e agricultores/as familiares Criado em maio de 1994 com sede no município de Araripina, o Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada) comemorou seu aniversário com o lema 25 anos de luta e resistência sertaneja. Atualmente a entidade atua por meio de projetos voltados…

Veja mais

“Povo que tem história é povo vivo”, afirma agricultora no lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Convivência com o Semiárido

Fonte: site ASA Brasil Parlamentares consideram estratégico espaço de defesa das políticas públicas para os 9 mi habitantes do Semiárido rural O Semiárido brasileiro demarca seu espaço, mais uma vez, no cenário político nacional no lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Convivência com o Semiárido. “Eu sozinha não posso fazer nada, mas somos muitos…

Veja mais

O Araripe se manifesta contra a Reforma da Previdência e em defesa da aposentadoria

Por Kátia Rejane* e Mariana Landim** Na última segunda-feira (15), aconteceu uma Audiência Popular em defesa da aposentadoria no Salão Paroquial São Sebastião, município de Ouricuri (PE). A iniciativa partiu da Articulação Semiárido de Pernambuco (ASA-PE), Frente Brasil Popular do Araripe e Polo Sindical do Araripe/Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado…

Veja mais

SDA e movimentos sociais discutem ações para o semiárido pernambucano

Fonte: blog do Nill Júnior Em reunião realizada nesta terça-feira (2), a Secretaria de Desenvolvimento Agrário – SDA, suas vinculadas (IPA e Iterpe) e os movimentos sociais discutiram ações de apoio à agricultura familiar no semiárido pernambucano. Apresentadas pela rede Articulação no Semiárido Pernambucano (ASA/PE), as demandas têm como foco o fortalecimento do Conselho de…

Veja mais

ASA promove encontro nacional que valoriza sabedoria dos campesinos/as do Semiárido e estimula interação do saber popular com a ciência

Fonte: site ASA Brasil “A capacidade do sertanejo, sertaneja, da pessoa do Agreste, dos mais de mil ecossistemas brasileiros que estão no Semiárido, foi construída ao longo da história e que, de alguma maneira permitiu que nós todos aqui estivéssemos. É uma construção, ela [a capacidade de criar] não é de alguém que tem o…

Veja mais

Fim de parceria entre governo e ONGs fere lei e põe em risco gestão ambiental

Fonte: Site Rede Brasil Atual Ministro do Meio Ambiente afirmou que convênios com entidades ambientais que não tiveram início serão revistos e ONGs com contratos em execução deverão ter desembolsos e planos de trabalho reanalisados Nesta quarta-feira (16), o atual ministro da pasta, Ricardo Salles, após ter assinado a suspensão de todos os convênios no…

Veja mais

“A esperança, que parece subjetividade, também edifica a caminhada de resistência”

 Fonte: site ASA “É preciso reconhecer as dificuldades. E, na tomada de consciência sobre elas, olhar para o que melhorou na vida e não queremos perder. E, ao enxergar aquilo que desejamos fazer, essa semente de esperança germinará na forma de coragem, indignação, perseverança, coletividade e ternura. Essa é uma receita infalível para enfrentar o…

Veja mais