Por Flávio Paiva* e Mariana Landim**

No último domingo (08/09), agricultores/as familiares inauguraram a Feira da Agricultura Familiar no centro do município de Marcolândia (PI). Estiveram presentes representantes do Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada), Chapada do Piauí, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marcolândia e lideranças comunitárias e políticas.

Mais de 100 famílias agricultoras das serras dos Elias, Sebastião Silvestre, Cícero Mundinho, do Gesso, João Tomaz, Morada Nova e Sítio Socorro. Além disso, mais de 20 famílias das serras da Gitirana e dos Pereiros, em Caldeirão Grande do Piauí também levaram produtos para comercializar na feira.

Para o jovem agricultor Douglas Araújo, da comunidade de João Tomaz, a oportunidade de participar da feira foi muito gratificante. “A feira foi o resultado da nossa participação de vários intercâmbios, a juventude está muito animada, porque temos a certeza que estamos vendendo saúde em forma de alimentos”, resume.

O espaço da agricultura familiar na feira contou com uma diversidade da produção familiar, a exemplo de frutas, hortaliças, mel, ovos, galinha capoeira, grãos, derivados do leite e da mandioca, lanches, comida regional, artesanatos, plantas medicinais e ornamentais, além de água de coco para saciar a sede da clientela.

Durante a inauguração teve forró pé de serra e mais de 350 pessoas visitaram o espaço para prestigiar as famílias agricultoras, que venderam cerca de 80% dos produtos destinados a venda. “A comercialização é fruto de um processo maior de organização social, associativismo, intercâmbios e tantas outras atividades que contribuíram com o empoderamento das famílias agricultoras. Ficamos muito felizes com a repercussão positiva e o empenho de todos os parceiros na criação desse empreendimento coletivo”, destaca o coordenador técnico do Chapada, Tales Matos.

A Feira da Agricultura Familiar de Marcolândia é uma realização da Chapada do Piauí e ONG Chapada, por meio do Projeto Energia Sustentável: Agricultura Familiar e Inclusão Social no Piauí, com o apoio da Contour Global, Chesf, BNDES e Prefeitura de Marcolândia.

*técnico da ONG Chapada
*assessora de comunicação da ONG Chapada

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioPostar Comentário