Fonte: blog Piauí em Foco

A ação leva independência às famílias de agricultores, dando oportunidade para serem comerciantes de seus próprios produtos, favorecendo a economia local e o sustento dos participantes, além de possibilitar o aumento das produções de cada um em virtude da facilitação nas vendas.

Nesta sexta-feira (13), o Complexo Eólico Chapada do Piauí juntamente com a ONG Chapada, e com o apoio da Contour Global, Chesf, BNDES e Prefeitura Municipal de Padre Marcos, inauguraram a Feira da Agricultura Familiar do município na localidade Canto Alegre.

A feira é o Ponto alto do projeto “Energia Sustentável Agricultura Familiar e Inclusão Social no Piauí”, iniciado há cerca de um ano, desde agosto de 2018. A ONG, contratada para execução do serviço, tem prestado assistência técnica para cerca de 270 famílias de 4 municípios do Complexo e seus entornos, dentre elas, 53 famílias padremarcoenses dos povoados Pé do Morro e Canto Alegre.

Na ocasião, foram contemplados no comércio da feira, que será realizada todas as sextas na localidade, artigos diversos oriundos da agricultura familiar de produtores locais e da região, como frutas, verduras e legumes; hortaliças, mudas e sementes; comidas típicas, artesanato e uma infinidade de itens disposto a preço acessível e justo.

A ação leva independência às famílias de agricultores, dando oportunidade para serem comerciantes de seus próprios produtos, favorecendo a economia local e o sustento dos participantes, além de possibilitar o aumento das produções de cada um em virtude da facilitação nas vendas.

“Nada melhor para um efeito projeto de cunho social, do que investir nos trabalhadores e trabalhadoras rurais. O Chapada está de parabéns por fazer esse resgate cultural de valorização da agricultura familiar aqui nesta região. Está aqui a oportunidade de incentivo aos criados e produtores orgânicos, que aqui produzem mandioca, doce, feijão, coco, farinha de mandioca, a galinha, o ovo, a ovelha enfim. Estão todos de parabéns e eu como gestor do município só tenho de agradecer todos os investimentos que a ContourGlobal tem feito em nosso município juntamente com a equipe de acompanhamento. Agrademos a Deus por esse projeto grandioso ter chegado na nossa região”, ressaltou o prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva.

O prefeito ainda reforçou seu compromisso de, junto da empresa ContourGlobal reforçar o abastecimento de água da região para as produções, criações e cultivos continuarem prosperando.

Em discurso, o analista socioambiental da Contour Global, Kalleb Oliveira, deu um breve relato sobre o andamento do projeto.

“Como vocês sabem nós fazemos parte do Complexo Eólico Chapada do Piauí, esse projeto que construiu os parques eólicos e as linhas de transmissão. Desde as audiências públicas o hoje prefeito [Valdinar Silva] já participava ativamente e há dois anos e 10 meses a gente vem em uma parceria de alguns projetos sociais já desenvolvidos dentro da área de impacto do projeto, que é Padre Marcos. Esse projeto em si, hoje é uma comemoração pois é um ano de projeto, e dentro do planejamento, com todas as atividades desenvolvidas, a gente antecipou a feira e dentro dessa antecipação agradeço principalmente ao técnico Cícero e ao técnico Flávio que dão assistência técnica e de extensão rural para as comunidades, e que certamente foi o trabalho deles, desenvolvido dentro do planejamento, que permitiu que fosse iniciada essa feira hoje. Nossa visão corporativa é criar projetos autossustentáveis (…) por tanto a gente não da o peixe, a gente ensina a pescar, ensina a relação da natureza até o memento de pescar”, exemplificou metaforicamente o analista Kalleb.

“Esse momento como hoje é para que os agricultores possam realmente olhar o que eles tem nas barraquinhas, nas bancas que eles trouxeram, e ver a importância que eles tem para a economia do município e região. Apesar da feira estar acontecendo aqui pela primeira vez, está representando a região e sendo também uma referência para a agricultura familiar”, disse Tales Matos, da ONG Chapada.

Participando da feira, a agricultora da ‘Serra de Cícero Mundinho’, na zona rural de Marcolândia, Vera Lúcia, de 44 anos, destacou a importância de ser contemplada dentro do projeto.

“A gente já tem muita experiência e eu só tenho de agradecer muito por participar, pelo programa ter chegado até minha casa. Eu estou muito feliz, a mudança tem sido totalmente diferente. Agora, com essa feira, estou ainda mais feliz por poder pegar aquilo que a gente produz e, além de alimentar, poder vender e agregar um pouquinho mais à nossa renda. Estamos tendo uma diferença boa na parte econômica por isso minha alegria. Só peço que o programa continue, pois está sendo muito bom para todos nós”, disse a agricultora que também participa da feira em Marcolândia.

Estiveram presentes o prefeito Valdinar Silva; a primeira-dama de Padre Marcos, Edilene Silva; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Irmão Adão; os vereadores Manoel Francisco (Neli) e Iranildo Francisco, Williams Macedo vereador; o secretário de Agricultura, Elton João; o secretário de Educação Eraldo Carvalho; a secretária de Saúde, Maria Lúcia; a supervisora de Ensino, Maria Luzimar; a eng. civil, Wiliane Kelly; além da equipe técnica da ONG Chapada e representantes da Contour Global, como Chayenne e Kalleb.

Fotos: Cleidiano Henrique

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioPostar Comentário