Foto: Mariana Landim

Na passagem pelo 8 de março, Dia Internacional da Mulher, foi realizado um evento na última quinta-feira (05), na Câmara de Vereadores de Araripina, Sertão do Araripe. Na ocasião, estiveram presentes mulheres das áreas urbanas e rurais da cidade, além de integrantes de organizações da sociedade civil e poder público municipal. A ideia foi discutir sobre agricultura familiar, gênero e direitos das mulheres à luz do cenário e da conjuntura política atual no país, mas com um olhar para as questões de Pernambuco.

A mesa de abertura do evento foi composta por representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Fórum de Mulheres do Araripe, Associação de Mulheres Urbanas e Ruralistas de Araripina (AMMURA), Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Sindicato dos/as Trabalhadores/as Rurais de Araripina, Secretaria da Mulher de Pernambuco, Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada), Secretaria Executiva da Mulher, Câmara de Vereadores e Prefeitura de Araripina.

Foto: acervo ONG Chapada

Em um segundo momento, a presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco (Fetape), Cícera Nunes, fez uma explanação sobre a temática do evento. Na oportunidade, ela trouxe dados sobre escolaridade, mercado de trabalho, retirada de direitos, violência, entre outras questões que envolvem as mulheres que vivem no campo e na cidade.

Foto: acervo ONG Chapada

Ainda na parte da manhã, houve um debate em plenária. O evento se encerrou com o sorteio de brindes para as mulheres participantes.

“Durante o encontro tentamos pautar questões que enfrentamos no nosso cotidiano. No debate foi visível o interesse das companheiras em esclarecer suas dúvidas e compartilhar sentimentos e situações vivenciadas em casa, no trabalho, enfim. Nesse sentido, avaliamos como muito positivo e gratificante”, destaca a representante do Chapada e integrante da comissão organizadora do evento, Keilla Noronha.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioPostar Comentário